Espreita Aqui

O Quarto de Jack 

O filme em destaque, esta semana, no Vivências de um Camaleão, é “O quarto de Jack”, um drama controverso da autoria de Lenny Abrahmson. Estreou em setembro de 2015, tornando-se um sucesso pela representação brilhante dos seus protagonistas: Brie Larson e Jacob Tremblay, acabando mesmo por galardoar a atriz norte-americana com o Óscar da academia de melhor atriz principal. 

De facto, esta é uma história intensa que narra a vida do pequeno Jack, uma criança que nasce e cresce prisioneiro num quarto com a sua mãe, que fora raptada há sete anos atrás. 

Deparamo-nos com um cenário claustrofóbico que engole uma precoce mãe e uma criança – fruto de uma violação – que é a força que a prende à vida. 

Apesar de todas as adversidades, dos maus tratos, por parte do raptor, e do pequeno espaço a que estão reduzidos, Ma (Brie Larson) tenta proporcionar uma vida “normal” a Jack, fazendo-o acreditar na existência de um mundo fora daquele cubículo. 

Como se tudo isto não fosse suficientemente mau, o raptor é despedido e deixa de fornecer mantimentos aos reféns. Tal como qualquer outra mãe – a que possamos chamar mãe – Ma decide encontrar uma forma de assegurar a sobrevivência de Jack, traçando um plano para libertar o seu filho. 

Experienciamos uma ansiedade que nos rói, enquanto assistimos ao episódio da fuga do pequeno rapaz, com apenas 5 anos. 

Porém, e sem querer desvendar muito, nem tudo é um mar de rosas, quando Jack e a sua mãe regressam à realidade, fora daquele casebre onde foram feitos prisioneiros. 

Depois de todo o enredo chocante a que assistimos, defrontamo-nos com um adaptação dramática do petiz com a sua família, cuja sua existência era desconhecida, mas sobretudo, com receio face à grandiosidade do mundo a “sério”. 

No final do filme saímos doridos, como se nos tivessem dado uma tareia. Muito provavelmente, é a nossa consciência a falar mais alto, pois na maioria das vezes não damos o devido valor à liberdade. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s