Daily Tips

“Winter Is Coming”

Todos nós sabemos que o inverno é a estação mais fria do ano e, normalmente, ficamos mais “desprotegidos” face às temperaturas baixas, típicas deste tempo. São muitas as doenças que se manifestam nesta época. Uma corrente de ar, ou um pequeno deslize, quando se anda descalço é o suficiente para provocar uma gripe.
Por isso, o post de hoje refere algumas dicas e truques que permitem evitar algumas dessas doenças mais frequentes:

1. Hidratação constantemente. O inverno costuma ser “seco” em diversas regiões do país, sendo comum a emergência de doenças relacionadas com as vias aéreas, uma vez que o clima provoca ressecamento das mesmas. Para tal, é muito importante o consumo de água e outros líquidos, como o chá, tentando também manter o ambiente minimamente, húmido. Esta medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite e alergias.

2. Reforçar a alimentação. De acordo com vários estudos, é no inverno que se costuma consumir alimentos mais gordurosos, pondo um pouco de parte as frutas e os vegetais. De facto, já não há a preocupação da “operação fato de banho”. Porém, devemos manter uma alimentação equilibrada. Para fortalecer o nosso sistema imunitário deveríamos ingerir, diariamente, 5 a 7 porções de vegetais , pois são alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A vitamina C é outro complemento essencial. Podemos encontrá-la nas laranjas e frutas cítricas.

3. Manter a garganta quente. Os chás e bebidas quentes são o melhor remédio!! O uso de cachecóis também é indicado. Estes hábitos, para além de prevenirem as dores de garganta, podem também ajudar a combater outras doenças, como as amigdalites.

4. Mantenha os lençóis e cobertores limpos. Quando mudar a “roupa da cama” lave sempre os cobertores e edredões, que estavam guardados, antes de os aplicar. Prefira secar as roupas ao sol. Este procedimento evita doenças como a rinite alérgica e asma.

5. Evite espaços fechados. A transmissão de um vírus e de bactérias é favorecida em ambientes fechados e pequenos. Evite também estar perto de fumadores, ou mesmo fumar, uma vez que o tabaco irrita as mucosas nasais, propiciando o aparecimento de meningites e doenças respiratórias.

6. Prática de exercício. Atividades aeróbicas como nadar, correr ou simplesmente, caminhar ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o nosso sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Algumas atividades físicas são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s