Crónicas

Saber ser pequenino 

O mundo mete-me cada vez mais medo…Não tenho receio do trabalho, não tremo com o desemprego. Corro nesta maratona do sonho, vestindo a camisola da humildade, mas ciente daquilo que quero. Posso nem sempre saber para onde vou, mas tenho sempre a certeza para onde não quero ir.

E, sem querer parecer indiferente, ou presunçoso, não me dói a mudança de tempo, nem a seca, nem a cheia. Não me afeta em primeira estância se o Trump é, ou não, um bom presidente, ou se o Porto passou o Benfica…

Talvez por lidar com a informação de perto, talvez pela idade. 

Cada vez menos as coisas nos magoam, exceto as que são “nossas”. 

Dói já não caber nos teus braços de mamã e não ir com o pai para a fábrica. Dói-me já não ter o irmão para jantar, nem ficar à espera da madrinha, quando saía do trabalho. Dói-me que a tia já não me leve à escola, nem que a avó me deixe provar o primeiro panado. Dói-me já não ir para o quintal de galochas, nem usar as jardineiras de ganga…

O mundo mete-me muito medo, porque já não somos crianças.

A vida é tão efémera, tão estúpida, tão bonita. Só por ser pequenina é que pode ser bonita, caso contrário não lhe daríamos o mesmo valor. 

E gostava tanto de poder congelar todos os bons momentos que esta vida me tem dado. 

De facto, tudo isto é triste. No entanto, torna-se ainda mais bonito, quando a vida me mostra que quanto mais me dá, menos preciso. 

Preciso do que é “meu”. Necessito muito de me agarrar às minhas origens, preciso de ver que não sou perfeito. 

Todas as noites, quando chego ao meu quarto e me deito na cama, naquela bolha, no silêncio, percebo cada vez mais a beleza do mundo. Preciso disto. Preciso de voltar a pôr os pés na terra, depois de ter vivido o sonho, tão intensamente. Preciso de continuar a voltar ao meio pequenino para poder ver a grandeza do mundo que me espera no próximo dia. 

Preciso muito de ser eu, o Miguel. O Miguel que apesar de já não ser criança, é Camaleão. É o Miguel que é tudo aquilo que quer e sonha ser. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s