Crónicas

O caminho (e as pessoas) que escolhemos

A vida é feita de escolhas. Escolhas, mudanças e momentos. Se pensarmos bem, é feita de um monte de coisas que nos obrigam sempre a tomar uma decisão. Põe-nos à prova.

E, na maioria da vezes, o caminho não é fácil. Está repleto de “armadilhas”, de erros que nos tiram o sono e de “nãos” que nos fazem questionar a nossa trajectória. 

A partir do momento em que decidimos ir por um dos lados, acabamos por perder, inevitavelmente, todas as opções do contrário.

No entanto, compete-nos a nós – apesar de todas as adversidades – escolher o que queremos ser. Podemos tornar-nos pessoas amargas, perder a vontade de apostar nos outros, ou podemos querer continuar a ver o lado bonito da coisa. 

Esta talvez seja a parte mais custosa do nosso percurso. Existem momentos em que perdemos a fé e o foco. Momentos em que nos apetece deitar tudo a perder. Momentos em que não sabemos se o fim justifica os meios. E, depois, nesses períodos menos positivos, temos a sorte de haver uma, duas, três, … ou até um grupo de pessoas incríveis que nos dão a mão e nos fazem retomar à estrada. Seres, inovidavelmente, bons que desbravam os medos que ainda nos latejam na cabeça. Através de um abraço ou de uma chamada, de uma mensagem ou de um aviso certeiro… Às vezes até de um simples “estou aqui”.

É por essas pessoas que damos o melhor. Fazemo-lo para que possamos continuar lado a lado. Passo a passo. Sempre no mesmo ritmo. 

Aí percebemos que não são só as oportunidades falhadas que nos fazem crescer. É a forma como nos mostram que, porventura, aquele não seria o instante certo, ou até o desafio mais adequado.

É tão bom quando temos estes “guias” que nos vão balizando e orientando os sonhos e o percurso que para os cumprir escolhemos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s