Crónicas

Inglaterra? OK!

No último post falei sobre a ‘viagem emocional’ até Inglaterra, o sonho guardado na caixinha. Hoje vou falar sobre a parte técnica de ter chegado a Inglaterra. Não teria sido possível sem a OK Estudante.

Quando me mentalizei que ia seguir este sonho, pesquisei sobre o processo de candidatura, pois como era óbvio, não seria igual ao processo em Portugal. Partilhei este meu sonho com um amigo meu primeiro do que com os meus pais até, pois sabia que ele me iria apoiar sem qualquer sombra de dúvida.

A namorada dele, uma amiga minha também, estava (e está) a viver na Inglaterra, a acabar o Secundário, e uns dias depois de falar com o meu amigo, íamos todos ao cinema, então falei com ela sobre a minha ideia de ir fazer a Universidade em Inglaterra, ela disse-me que era uma ótima ideia e que devia ir falar com a OK, que eles me conseguiriam ajudar.

Assim sendo, pesquisei sobre a OK e marquei uma reunião com uma das Student Advisers, isto depois de quase uma semana de ter contado à minha mãe, que, para ser honesta, acho que ainda não tinha levado isto muito a sério. Lembro-me perfeitamente do dia em que fui à reunião, era uma quarta feira, dia em que o clube da minha cidade jogou a primeira mão da meia final da Taça de Portugal com o Aves. Eu tinha um teste de Química e tive que ir a Leiria, voltar e ir fazer teste que até acabou por ser adiado.

Mais preparada para aquela reunião não podia estar, tinha impresso as informações das universidades que tinha encontrado com o meu curso, Teesside já estava nestas folhas, e acho que consegui surpreender tanto a minha mãe como a Ana, a minha Student Adviser.

Creio que quando a minha mãe viu o quão preparada eu estava, ela entendeu que a minha mente já estava decidida, pois feliz ou infelizmente quando meto uma ideia na cabeça é difícil alguém ou algo tirar-ma . O que ficará para sempre marcado na minha memória é a viagem de regresso a casa, eu e a minha mãe estávamos no carro na autoestrada e ela pergunta-me: ‘É mesmo isto que queres?’. A olhar para a chuva a cair na janela, eu respondi-lhe que sim e foi aqui que o processo começou. (very movie alike, eu sei, mas prometo que foi mesmo assim)

Toda a gente a minha volta ficou surpreendida com o meu desejo de ir, pois eu nunca partilhei este sonho com ninguém. Mas todos me apoiaram e durante todo este processo, só senti o apoio deles por mais que isso significasse que me teria que afastar 2500km de todos.

De volta ao processo com a OK, a Ana, a minha Student Adviser, e a Ana, a minha Application Officer, foram sempre incríveis, sempre prontas a ajudar e apoiar-me também. A OK proporcionou-me workshops todos os meses com alunos que estavam/estão na Inglaterra para que eles nos possam dar o seu feedback e responder às nossas perguntas.

Ainda houve um grande evento, no dia 1 de Julho, chamado PDO que é basicamente um evento com as últimas preparações, dicas e conversas antes de irmos embora. Os pais de alunos já na Inglaterra falaram com os nossos pais e os próprios alunos falaram connosco.

Para ser honesta, acho que a minha mãe precisava mais disto do que eu, pois durante 5 anos, eu fui a única filha, sobrinha, neta e prima, fui a atenção de todos e sou a mais velha, quando todos pensavam que o mais longe que eu poderia ir era 3 horas de carro para o Porto, eu surpreendi todos e agora estou a 2 horas de comboio e 2 de avião de tudo e todos.

Só me resta agradecer às Anas, à OK e a toda a equipa que por detrás do processo de nos levar para Inglaterra e por nos ajudar e, principalmente, ajudar os nossos pais a acreditarem um bocadinho mais em nós e nos empurrarem até ao fim.

Until next week,

Maria.

“There comes a day when you realise turning the page is the best feeling in the world – because you realise there’s so much more to the book than the page you were stuck on.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s