Espreita Aqui

Outubro | 1 temática & 2 livros

Step Outin Style!

Mais um mês se passou e, como habitual, aqui apareço com mais sugestõe que marcaram outubro. Trago-vos dois livros completamente dispares, um de não ficção e outro de ficção, que se complementam numa temática polémica e sensível: a violência doméstica! 

Este é um tema que sempre me interessou, porém nunca encontrava livros que falassem sobre o mesmo. O meu alcance sempre foi delimitado por notícias trágicas que ia vendo no telejornal e lendo nas notícias e findava em relatos de pessoas muito próximas que passaram por momentos negros. 

Há imenso tempo que gostava de ler mais sobre relações tóxicas, abusivas e a violência doméstica e eis que iniciei “As Flores Perdidas de Alice Hart” da Holly Ringland, que surpreendemente abordava este tal tema. De imediato fui entrando numa atmosfera tão bem escrita e detalhada daquilo que ansiava inteirar-me.

Processed with VSCO with hb1 preset

“Quem sabe não aprenderia a andar de bicicleta sem sentir as raízes dos cabelos serem-lhe arrancadas do couro pela mão do pai, só por não conseguir equilibrar-se. Os únicos sinais que teria de interpretar seriam os do céu, ao invés das nuvens e sombras que escureciam o rosto do pai, alertando-a para a iminência do monstro, ou do homem que fizera de um eucalipto uma secretária para ela escrever.”

“As Flores Perdidas de Alice Hart”  de Holly Ringland

O livro foi-me cativando de uma forma que não estava nada à espera, pelo que o acabei num ápice. Além de possuir uma beleza estética inegável, o seu interior deslumbra-nos com a história dura de Alice, desde a sua infância até idade adulta. Sendo o primeiro romance que Holly se estreou e, que chegou às bancas o mês passado, é uma das mais outras razões para lhe darem uma oportunidade. Se quiserem saber mais em promenor sobre o livro, deixarei aqui o link para a minha opinião mais extensa e elaborada. 

Assim o interesse de explorar ainda mais o assunto foi se extravasando, até que tive uma sugestão de uma outra blogger, Cláudia Oliveira, do blog a mulher que ama livros  sugerindo que lêsse, “Em nome da filha” de Carla Maia de Almeida.

350x

“(…) o agressor veste a pele de arrependido e, frequentemente, transfere a culpa para o outro: «És tu que me levas a perder a cabeça», «se tu não fosses assim», «se tu não te vestisses assim», «se tu fizesses a comida a horas», «se tu não me contrariasses». A vítima tende a desculpá-lo e a ajustr o seu comportamento, crendo que assim as coisas vão mudar.”

Um livro de não-ficção nu e cru com relatos reais de várias mulheres vítimas de violência doméstica, abusos e violência no namoro, que a jornalista Carla compilou e deu voz a quem se silenciou por muito tempo. Novamente, é um livro de fácil e rápida leitura sobre realidades bem próximas às nossas. O mesmo surgiu com o intuito de alertar e lutar perante uma causa que está bem presente, mas silenciada no país que vivemos. Assim é nos permitido contactar com diversos relatos de mulheres de distintas faixas etárias, contrapondo com dados estatísticos assustadores e reveladores deste problema na nossa sociedade. 

Deixo-vos com estas sugestões de um tema que cada vez mais é vísivel da maneira mais dolorosa, rompendo o silêncio em jeito de notícia trágica, deixando-nos incapazes de acreditar na crueldade humana.

Para mim, o esmiuçar o assunto, partilhar e dar voz a testemunhos possibilita-nos entrar em confronto e sermos capazes de lutar de diversas formas! Portanto, se tiverem sugestões de filmes ou séries que abordem o que foi apresentado neste post, bem como outra forma que espelhe este assunto não hesitem em partilhar! 

Boas leituras e bom mês para todos vocês! 

Filipa Batista,

(Next to a Book)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s