Crónicas

Ai, Portugal, neste ganhas

Inglaterra não é barato. Comer aqui não é barato. Viver aqui não é barato. Vivo com 35 pessoas. É verdade, 35 ‘young adults’ com idades dos 17 (me!) aos 25. Vivo num prédio com dois andares, cada andar tem 2 ‘casas’, em cada casa existe uma cozinha e 6 quartos. Por isso na realidade vivo com 5 pessoas e partilho a porta de entrada com mais 30.

Sinto que vejo sempre as mesmas pessoas e acredito plenamente que há pessoas que não conheço. O mais incrível é ver os diferentes horários de toda a gente, e por incrível eu digo completamente péssimo, ouvir a porta de entrada abrir às 3 da manhã ou até pessoas a cantar como se tivesse no ‘The Voice’ pelo corredor a meio da noite. Chego até a ouvir pessoas a bater nas paredes, eu juro que não sei o que acontece nesta residência diariamente.

E, bem, custa-me os olhos da cara, para terem um bocadinho de noção, pago cerca de 550€ por mês só num quarto com uma secretária, cama, roupeiro, cómoda e casa de banho privada. Tenho todas as outras despesas incluídas (água, luz, gás, aquecimento) e, como já disse, partilho a cozinha com mais de 5 pessoas.

Ainda considerei viver num T0, porque saía mais barato mas os senhorios não alugam casas a pessoas que não vivam cá durante um x tempo ou pedem alguém que seja responsável pela nossa residência na sua casa, uma espécie de fiador. Para o ano planeio viver com uma senhora portuguesa que trabalha no café da biblioteca, a Sara, ou ir viver com a minha melhor amiga que, se tudo correr bem, vem estudar Escrita Criativa para a mesma universidade que eu.

Outra coisa sobre mim que ainda não sabem sobre mim é que sou vegetariana. Desde que me mudei para Inglaterra que não como carne, nem peixe. Sempre o quis ser, mas era difícil porque cozinhava para a minha mãe e a minha irmã e para além de sair de mais caro comprar dois tipos de alimentos para mesma refeição e era o dobro do trabalho que eu simplesmente não queria ter. Vou-vos poupar os pormenores sobre o meu estilo de vida porque detesto aqueles vegetarianos/vegans que nos dão ‘lectures’ sobre comer carne. O meu ponto de vista é: eu escolhi ser vegetariana, eu estou a fazer a minha parte pelo futuro do mundo e pelos meus filhos.

O objetivo com este facto sobre mim é que legumes e fruta são muito caros aqui e a qualidade não é realmente a melhor. Tenho saudades de poder entrar no Pingo Doce e sentir o cheiro a laranjas ou peras (weird flex, but ok) e acima disso, o sabor deles porque por estes lados são muito deslavados.

Claro que ‘junk food’ é mais barata, por isso é que é tão fácil para os ingleses recorrerem em vez de fazerem uma refeição caseira. Por falar em refeição caseira, ando a aprender refeições tipicamente inglesas no trabalho, por isso é melhor que eles se preparem.

Mas o que eu gasto uma quantidade absurda de dinheiro por semana é a lavar a roupa. A minha casa em si não tem máquina de lavar, então lavo a roupa numa pequena ‘casa’ com 4 máquinas de lavar roupa e 4 de secar, mas são como as lavandarias self-service que já se vê em Portugal, ou seja, tenho que pagar por cada utilização. Como tenho a minha farda de trabalho e trabalho no mínimo 3 vezes por semana tenho sempre que lavá-la ao fim da semana.

Vocês sabem quanto é que gasto se tiver que fazer 2 máquinas de roupa por semana? 25€. Ya, é isto. Fico completamente louca, porque mesmo que quisesse não secar a roupa na máquina, não tenho outro sítio onde a secar, por isso não tenho outra hipótese. É completamente ridículo e sinto-me a Maria João a falar. Acho que mais vale acabar agora senão ela fica para aqui a falar sobre cenas secantes de adultos.

See ya next week, M.P.s.: Na manhã de hoje, sexta, fui feliz à minha cozinha buscar leite para poder comer os meus cereais e descobri que não estava lá, alguém bebeu o meu litro de leite que estava no frio 😂 Conclusão desta história: não pude tomar o pequeno almoço porque já estava atrasada e não tinha tempo para fazer o que quer que seja e fiquei rabugenta a manhã toda

“Yeah, it feels so good to be so young and have this fun and be successful”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s