Crónicas

A Maria safou-se

A maior aventura que já me aconteceu em Inglaterra foi bastante recente, mas não cheguei a falar sobre isso. Para contar esta história tenho que recuar até dia 4 de dezembro, o dia em que me fui embora da Inglaterra para Portugal passar o Natal. Tinha voo para Lisboa em Edimburgo às 19h30 e antes do voo tive que apanhar um comboio às 14h10 que chegou à estação de Edimburgo por volta das 17h da tarde.

E assim foi, apanhei o meu comboio e cheguei à estação a horas, para aqueles que nunca estiveram em Edimburgo a estação de Waverley fica na Princes Street, a rua principal desta cidade. O aeroporto fica a 20 a 30 minutos da estação de carro e apanhei um táxi até lá. Quando cheguei ao aeroporto foi fácil chegar à segurança, não tive problemas apesar de estar completamente assustada porque foi a primeira vez que andei de avião completamente sozinha.

Houve uma vez que fui visitar os meus avós a Inglaterra, fui sozinha mas acompanhada por uma hospedeira até porque tinha 10 anos, apesar de estar sozinha foi a hospedeira que tratou de tudo, levou-me à segurança, tratou da papelada… Uma lei que mudou na Ryanair, a companhia com que voo sempre, foi que deixou de ser permitido levar duas malas connosco gratuitamente.

Era uma mala pequena que tem que caber aos nossos pés no avião e a outra mala ia para o porão. Agora, temos que pagar para levar uma mala, só podemos levar a mala pequena gratuitamente. Para ser honesta não é um valor muito elevado, são cerca de 12 ou 15€ pelos dois voos, mas o problema não foi o dinheiro foi que as pessoas não estavam cientes disto.

Como li no site da Ryanair a mudança na lei e recebi um e-mail, comprei logo, no momento dos voos, a opção ‘Prioritário’ que me permite levar as duas malas, uma aos meus pés e outra na cabine. Enquanto esperava na fila para embarcar estava a perceber que estava a demorar mais tempo do que o normal porque eram quase 19h e as portas não estavam sequer abertas. Foi quando me apercebi que como muitas pessoas não sabiam desta nova lei, um responsável tinha que estar a cobrar a mala extra a cada pessoa, tendo em conta que eram umas 15 a 20 pessoas claro que isto faz o voo atrasar.

Cheguei a Lisboa por volta das 23h30 em vez de 22h40 e cheguei ao pé da minha familia quase a meia noite e como vivo a uma hora de Lisboa, quando acabei de me orientar em casa eram 2 da manhã. Claro que foram problemas menores e a minha família esperaria sempre por mim. Mas sinto que já têm uma ideia do que aconteceu no dia 4 de janeiro.

A meio das minhas férias decidi ir ver a que horas era o meu voo de volta para me preparar mentalmente para os desafios de voar sozinha apercebo-me que a diferença de tempo entre o meu voo e o meu comboio era de uma escassa hora, obviamente que comecei a stressar porque se perdesse o comboio tinha que ficar sozinha no aeroporto a noite toda até o próximo comboio às 6 da manhã. Como ainda era menor nem podia fazer check-in num hotel e dormir descansada antes do comboio.

Quando o dia 4 chegou estava pronta para embarcar às 15h na fila e o meu avião já estava atrasado 20 minutos e eu já em modo stress completo. Fiquei uma hora na fila de embarque porque é óbvio que alguém se esqueceu do seu passaporte na mala que foi para o porão e mais umas quantas pessoas não sabiam da nova lei. Já passava das 17h quando embarcamos e já eram 20h15 quando aterramos em Edimburgo com 1 hora de atraso e uma Maria sozinha em Edimburgo até às 6 da manhã.

No meio do desastre tive sorte que o aeroporto tem um café aberto 24 horas então fiquei sentada numa mesa a escrever, desenhar, ver videos e esperar que 10 horas passassem rápido. Apanhei o comboio às 6 da manhã, vim para casa, fui às compras, arrumei tudo, fiz sopa e fui dormir às 22h da noite. A Maria de 17 anos safou-se.

See you next week, M.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s