Crónicas

O tempo, a idade e as pessoas

Hoje acordei em Milão. Vou deitar-me no Porto. Numa questão de horas mudei de país e cultura. Foi uma espécie de regulação de chip. Tudo muda. Tudo mudou assim que embarquei no avião.

Vim a pensar nisso. E pensei muito. O quão fácil é mudar. E o quão difícil é a mudança. Nesse processo todo destacavam-se sempre duas variáveis. Apenas duas: o tempo e a idade. O tempo traz a maturação. Dá segurança à insegurança. E apesar de não curar tudo, pelo menos, ajuda a clarificar o caminho. A idade, essa não nos dá mais do que a capacidade de aprender a viver sem os outros. Os que não precisamos. Aquelas pessoas sem as quais já aprendemos a viver.

Viajar também é isso. É sentir a falta de quem nos toca. É reconhecer a ausência de quem já não perdemos tempo a procurar. Pois o fim também faz parte da viagem. O voltar a casa. O sentir falta. Eu sinto sempre, é por isso que sair faz tanto sentido. Acresce a vontade de voltar. E não foi o tempo, nem a idade que me fez ter a certeza. Foi a única coisa que ambos têm em comum, as pessoas. As que estão lá ao longo do tempo e que nos constroem a dita “idade”. As que nos dão estrutura. As que fazem crescer raízes. As que no silêncio se fazem ouvir tão vorazmente que ensurdece.

E quando voltava, dentro do avião, ouvi das frases mais bonitas de sempre: “Perdi o meu amor no futuro”. Confesso que ainda não a percebi na totalidade. Mas encaixou que nem uma luva. Batia certo. Em cheio naquilo em que eu estava a pensar. Porque enquanto o meu amor estiver perdido pelo futuro, nunca chegará ao fim, apesar do tempo e da idade. Andará perdido entre as pessoas. E eu em busca dele. Não interessa ter o maior dos amores, não se vende ao metro…

No entanto enquanto o continuar a procurar, na sua plenitude e genuinidade, sei que o vou sempre sentir. E talvez agarrar. Vai estar lá, assim como as pessoas, a idade e o tempo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s