Crónicas

Frase de segunda

“Atualmente, a tua cabeça atua mais, ou mente?”

Todas as segundas-feiras é isto. Esta é a frase. A mesma. Não muda. Mas muda sempre a forma como penso nela. 

É simples. Curta. Funciona como uma espécie de trocadilho mental… e a verdade é que resulta. Pelo menos comigo tem sido sempre assim.

Está escrita na parede de uma das casas de banho da FLUP. Ao início julguei ser apenas mais uma frase, um ato de rebeldia de quem gosta de riscar as paredes dos espaços públicos. Não… não era. Era bem mais grave. Mais profunda. Pelo menos no significado.

Poderá ser coincidência, mas frases destas fazem-me repensar o que – e como – andamos aqui a fazer as coisas, sobretudo às segundas. E é verdade que as segundas são aquele dia chato… O que custa a pôr a pé porque os lençóis nos abraçam naquele braseiro conforto, porque o trânsito e a chuva são ainda mais melancólicos. Porém só as segundas temos a opção de escolher como vamos encarar a semana. Ela vem aí. E quer queiramos, quer não, bem ou mal-dispostos, vamos ter que a “enfrentar”. Eu trocaria o enfrentar por “viver”, mas essa é uma opção individual. Parte de cada um de nós, tal como a minha frase das segundas. Depende sempre da forma como a lês. Da forma como a queremos ler e ainda mais importante, como a queremos aplicar.

É por isso que gosto dela. É praticavel. É mais do que verídica, ou bonita. É abstrata, sendo concreta. É como eu… linear sendo complexa. É um misto de muito em pouco. É um tudo nada que foi escrito com uma caneta permanente preta, cuja tinta já escassa. É um muito para mim que pode até nem passar da divagação errante de alguém que anda por aí. Ou até pode nem ser nada. Pode ter sido desproposito. Sem contexto. Pode ter sido alguém que estava entediado numa aula qualquer de história da literatura romântica. Pode ter sido um professor que se cansou de ser exemplo e escreveu na parede. Pode ter sido aluno. Não sei… e acho que o autor também não se vai acusar. E ainda bem, pois essas questões todas são o que me leva a refletir tanto.

Estou a mentir ou a atuar? Escolho uma? Serei outra? Esta semana atuei mais? Menti menos?

Porra! Grande rodilha de pensamentos e conjecturas aqui vai e ainda só é segunda de manhã. Enfim, cenas de camaleão…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s